XVIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social

Programação


Filtrar atividades
FOYER
13:30 - 19:00 CREDENCIAMENTO

Credenciamento e entrega de material

DIAMANTE
14:30 - 17:00 FÓRUM

Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social

Sala 02
16:30 - 17:30 REUNIÃO

2º Reunião Programa de Educação Tutorial/MEC Serviço Social

DIAMANTE
18:00 - 18:30 MESA

Mesa de Abertura - com as entidades da categoria

DIAMANTE
18:30 - 19:00 SESSÃO

Atividade Cultural

DIAMANTE
19:00 - 21:00 MESA

Mesa I: Conferência de Abertura - RELAÇÕES DE CLASSE E RAÇA-ETNIA NO BRASIL: desafios a uma formação profissional emancipatória no Serviço Social

EMENTA: Relações entre classe social e raça/etnia nas particularidades do capitalismo brasileiro; delineamentos da questão social e suas expressões, a considerar as imbricações entre formas de exploração, opressões e resistências/lutas sociopolíticas na vida social brasileira contemporânea; tendências e desafios para a construção em curso e enraizamento de uma formação e atuação profissionais antirracista e humanamente emancipatória no Serviço Social no Brasil do século XXI.
UFCE
09:00 - 12:00 TRABALHOS

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS E MESAS COORDENADAS

UFCE
14:00 - 18:00 TRABALHOS

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS E MESAS COORDENADAS

UFCE
18:00 - 22:00 TRABALHOS

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS E MESAS COORDENADAS

DIAMANTE
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIOS SIMULTÂNEOS DOS GRUPOS TEMÁTICOS DE PESQUISA (GTP’s) DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS)

DIAMANTE
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIO 01 – GTP: TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

EMENTA: Trabalho e ser social. Crítica da economia política. Produção e reprodução da vida social. Aspectos econômicos, políticos e culturais e seus desdobramentos no quadro da pobreza e da desigualdade social. Divisão do trabalho no capitalismo mundializado e os fundamentos da lei do desenvolvimento desigual e combinado. Especificidades regionais e as expressões da questão social, reveladoras da condição dependente e subordinada dos países da América Latina. Elementos constitutivos da reestruturação produtiva do capital e suas repercussões no mundo do trabalho. Trabalho e formas de exploração contemporâneas. Sujeitos sociais, práticas de classe e direitos do trabalho. Cultura do trabalho no século XXI. Políticas sociais e trabalho. Relações de trabalho do/a assistente social.
Sala 02
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIO 02 – GTP: POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

EMENTA: Os dilemas relativos às relações entre as classes sociais e destas com o Estado brasileiro - com especial atenção ao universo do trabalho e da economia política, observando as múltiplas determinações que configuram os padrões de proteção social e os segmentos e indivíduos sociais que lhes dão vida. O tratamento intelectual desses dilemas exige elucidar suas raízes na história da formação social, econômica e político-cultural dos países, e de nosso país e continente, em particular, para identificar os desafios do presente e tendências de seus desdobramentos futuros, dando suporte à efetivação de estudos comparados.
Sala 03
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIO 03 – GTP: SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS, FORMAÇÃO E TRABALHO PROFISSIONAL

EMENTA: O projeto ético-político do Serviço Social como expressão da direção social da profissão e sua interface com os fundamentos, a formação e o trabalho profissional. Fundamentos Teóricos do Serviço Social: historicidade, configuração e paradigmas teóricos na realidade nacional e internacional – nos âmbitos latinoamericano e mundial. Formação profissional – diretrizes e exigências postas para o ensino, a pesquisa e a extensão no contexto da política de ensino superior brasileira. O trabalho do/a assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, atribuições e competências e sua respectiva conexão com o mercado de trabalho. Identidade e perfil profissional do/a assistente Social na sua relação com as classes sociais e, em particular, com a classe que vive do trabalho.
Sala 04
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIO 04 – GTP: MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL

EMENTA: Classe, consciência de classe e lutas sociais; Organizações dos trabalhadores: partido e sindicato; O debate dos chamados “novos movimentos sociais”; As lutas sociais e suas configurações sócio-históricas; A reflexão teórica-política e interventiva da relação do Serviço Social com os movimentos e organizações da classe trabalhadora; A intervenção profissional nos processos de mobilização e organização popular; A organização política dos Assistentes Sociais na sua condição de trabalhador assalariado e sua relação com a luta geral dos trabalhadores.
Sala 05
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIO 05 – GTP: QUESTÃO AGRÁRIA, URBANA E AMBIENTAL E SERVIÇO SOCIAL

EMENTA: Propriedade privada da terra, trabalho e formas de produção e reprodução capitalista; Apropriação privada dos recursos naturais; Impactos da reconfiguração das atividades econômicas no campo e na cidade sobre o mundo do trabalho. Desenvolvimento capitalista, o papel do Estado e a particularidade brasileira e latino-americana: mundialização do capital e manifestações da crise estrutural do capital na cidade e no campo; Gestão ambiental pública e privada e o Serviço Social; O Serviço Social e a educação ambiental crítica; Formação profissional e questão urbana, agrária e ambiental.
Sala 06
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIO 06 – GTP: SERVIÇO SOCIAL, RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO/OPRESSÃO E RESISTÊNCIAS DE GÊNERO, FEMINISMOS, RAÇA/ETNIA E SEXUALIDADES

EMENTA: O Colóquio do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão e Resistências de Gênero, Feminismos, Raça/Etnia e Sexualidades da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), aglutina assistentes sociais pesquisadores/as de forma nacional, no sentido de tratar da contemporaneidade de seus temas. Neste evento nosso objetivo é de tratar do eixo comum as resistências – que se articula nas cinco ênfases temáticas, a saber: o gênero, a raça, a etnia, os feminismos e as sexualidades, frente as relações sociais de exploração/opressão e dominação da sociedade capitalista. Nossa proposta é tratar das lutas interseccionais no enfrentamento do racismo, sexismo e LGBTQIfobia na sociedade de classe, no contexto da crise do capital, desenvolvendo elementos teórico-metodológicos, históricos e políticos, no âmbito da formação sociocultural da sociedade brasileira e de seu Estado; das epistemologias emancipatórias, decoloniais e transgressoras; e da formação e do trabalho profissional do Serviço Social, no contexto contemporâneo de agudização do neoliberalismo e neoconservadorismo. Particularmente, na conjuntura dos últimos anos entre a anterior e a atual gestão do executivo federal brasileiro e as pautas dos movimentos negros, indígenas, feministas e de LGBTQIAPN+ que historicamente reivindicam políticas e direitos.
Sala 07
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIO 07 – GTP: ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL

EMENTA: Investigação dos fundamentos ontológicos das objetivações ético morais do ser social: determinações, natureza, modos de ser e contradições na vida cotidiana e na práxis sócio-histórica. Abordagem sócio-histórica da ética profissional: referências filosóficas, ethos profissional, particularidades, contradições, conflitos e implicações políticas, na formação e no exercício profissional. A ética na pesquisa em Serviço Social: peculiaridades e enfrentamentos. Estudo dos fundamentos sóciohistóricos dos Direitos Humanos: sua gênese e configuração na sociedade moderna; se desenvolvimento na sociedade contemporânea, no interior das lutas sociais entre classes e projetos políticos. Investigação das diferentes manifestações e práticas sociais orientadas por Valores ético-políticos emancipatórios e pela defesa dos DH no interior da sociedade capitalista e do Serviço Social, em face da formação e do exercício profissional, visando identificar os seus limites e as suas possibilidades de realização. Investigação das diferentes formas de opressão e de violação dos direitos humanos, evidenciando os sujeitos e seu processo de resistência: reivindicações, estratégias de luta, conquistas e práticas cotidianas.
SALA 08
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIO 08: GTP – SERVIÇO SOCIAL, GERAÇÃO E CLASSES SOCIAIS

EMENTA: O debate geracional no mundo contemporâneo. Os processos que envolvem infância, juventude e velhice enquanto construções sociais, históricas e culturais, bem como expressões da questão social. Indicadores socioeconômicos, proteção social e protagonismo político. As demandas pela reconfiguração do espaço urbano e de equipamentos sociais. O trabalho do/a/e assistente social junto à infância, juventude e velhice.
DIAMANTE
15:00 - 18:00 FÓRUM

FÓRUM NACIONAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

EMENTA: O Estágio Supervisionado em Serviço Social e os desafios postos às unidades de formação e ao trabalho no contexto de uma formação antirracista e emancipatória.
Sala 02
15:00 - 18:00 FÓRUM

Fórum de Editores de Revistas da Área

DIAMANTE
18:00 - 19:30 MESA

Mesa II - 50 anos de CBAS E MULHERAGEM A LUIZA ERUNDINA DE SOUSA

FOYER
19:30 - 21:00 LANÇAMENTO LIVROS

LANÇAMENTO LIVROS

DIAMANTE
09:00 - 12:00 COLÓQUIO

COLÓQUIO DE GRADUAÇÃO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO BRASILEIRO: desafios históricos para a construção de uma formação antirracista.

EMENTA: Formação Profissional do Assistente Social no Brasil no contexto contemporâneo. Contradições do sistema capitalista e as expressões da questão social, formas de opressão e violências contra as populações afro-brasileiras, povos e comunidades tradicionais. O debate da questão étnico- racial como uma das dimensões centrais e estruturais da formação e do trabalho profissional do Assistente Social. Perspectivas e tendências no debate do antirracismo e desafios históricos para a construção de uma formação antirracista em articulação com as Diretrizes Curriculares da ABEPSS.
FOYER
09:00 - 12:00 SESSÃO

II AMOSTRA CURRICULARIZAÇÃO

DIAMANTE
14:00 - 16:30 COLÓQUIO

COLÓQUIO DE PÓS- GRADUAÇÃO: OS DESAFIOS DA PESQUISA E DA PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a luta por uma educação emancipatória.

EMENTA: Novas tecnologias e projetos educacionais em disputa; A pedagogia flexível e os impactos no processo de ensino e aprendizagem; A pesquisa científica e os desafios do Serviço Social no contexto das TICs; As TICs, a defesa da universidade pública e de uma formação pós-graduada de qualidade e socialmente referenciada
DIAMANTE
17:00 - 18:30 FÓRUM

Fórum de Debate com Representação

DIAMANTE
09:00 - 12:00 MESA

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO - Diretrizes curriculares do serviço social, debate étnicoracial e os desafios contemporâneos para uma formação emancipatória.

EMENTA: Aspectos históricos e conceituais das diretrizes curriculares da ABEPSS e os desafios e diálogos contemporâneos, particularmente o debate das relações de classe e étnico-raciais na interface com a formação antirracista no Serviço Social brasileiro no século
09:00 - 12:00
MESA DE ENCERRAMENTO - com as entidades da categoria
Auditório
13:30 - 17:30 REUNIÃO

ASSEMBLÉIA DA ABEPSS